Os bons policiais estão sendo feito de tolos

Opinião | Wagner Soares 

Policiais de boa índole podem até pensar que estarão protegidos, apenas fazendo seu serviço e voltando para casa com o salário, mas até quando não serão a próxima vítima?

 

Premissa da conjuntura atual

“O Rio de Janeiro tem dois problemas: a criminalidade e aquela parte do estado que foi capturada pelo crime”, foi parte do teor de uma entrevista do ministro da Defesa Raul Jungmann, à Rádio CBN, em julho desse ano. Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim fez declarações ao Blog do Josias, dizendo que na segurança do Rio, o governador e o secretário não mandam coisa nenhuma, que o mando mesmo é exercido mediante um acordo entre um deputado estadual e o crime organizado e que comandante de batalhão é parceiro do crime. A pergunta que eu faço é: ele está falando sobre a realidade ou está descrevendo o roteiro do filme Tropa de Elite 2? Infelizmente ele está falando a verdade e não sou eu quem digo não, é o presidente da Câmara dos Deputados e governador do Estado.

Rodrigo Maia, que é um possível candidato a governador do Rio, disse “eu acho que ele falou muita verdade ali, só que não sei se foi da forma adequada”, comentando as declarações do ministro Torquato Jardim; já o governador do Rio, Pezão, mesmo tendo acionado o ministro Torquato no STF para provar o que disse, declarou “não acho que ele tenha mentido, tenho profunda admiração por ele”. Portanto, resume-se: o controle é de criminosos, seja da favela ou do colarinho branco. O sistema está podre, é verdade, mas não convém dizer assim na cara.

>> Leia mais sobre as polêmicas declarações do ministro Torquato e suas consequências <<

Conclusão da conjuntura para os bons policiais

Eu tenho sérias preocupações que aquilo que os ministros constataram no Rio seja uma imagem mais acentuada do que ocorre por todo país, por mais que o clima de guerra não esteja deflagrado em todos os lugares. Eu sinceramente acho que todo policial deva se inteirar dessa discussão, porque afinal de contas, se Torquato Jardim e Raul Jungmann estiverem certos em suas últimas declarações sobre a corrupção sistêmica na segurança pública; todos os bons policiais estão sendo enganados, praticamente fazendo papel de tolos.

Pense bem: você se dedica em cada expediente, curso ou estágio que faz; arrisca-se a cada plantão que tira na rua, cada vez mais violenta; não sabe nem se está a salvo no caminho para casa; e seus comandantes e grandões da política estão ganhando com a sua desgraça e com a de todos.

Uma coisa é certa se os policiais continuarem indo e vindo do serviço policial, fazendo e pensando da mesma forma, sem se questionar sobre tudo isso, eles podem até pensar que estarão protegidos, apenas fazendo seu “ganha pão”; mas, na verdade, (1) os policiais estarão sendo sugados e explorados para propósitos ruins; (2) desgastando-se com a pressão social, dando explicações nas sindicâncias e na Corregedoria, somatizando doenças no corpo e na mente; até que (3) algum criminoso desavisado do “acordo” que não protege o policial nem a sua família, apenas os políticos, irá ceifar sua vida ou de alguém próximo.

Por isso, ou os policiais acordam,
ou eles serão vítimas dos interesses sujos
de seus próprios comandantes (superiores e políticos).


[Seção Patrocinada]

Existem aspectos ignorados ao se falar da construção histórica e cultural das instituições brasileiras, Wagner Soares do Cidadão-SSP, comenta sobre uma delas: “talvez em tempos de necessária valorização de minorias, tenhamos esquecido o elemento português, entre as raízes que formam o povo, a cultura e as instituições brasileiras”.

Clique aqui para conhecer mais sobre as origens do Brasil606a68_52dad87784ce46c09458168f8f4e4fb3-mv2

 

>> Conheça histórias da dor da perda de policiais e porque suas famílias e parentes lembram deles como heróis <<


Referências

[1] CBN. Raul Jungmann diz que ministros vão se revezar no RJ durante permanência das Forças Armadas. Publicado em 25 jul 2017, às 10h12. Acessado em 05 nov 2017. Disponível em http://cbn.globoradio.globo.com/programas/cbn-rio/2017/07/25/RAUL-JUNGMANN-DIZ-QUE-MINISTROS-VAO-SE-REVEZAR-NO-RJ-DURANTE-PERMANENCIA-DAS-FORCAS-ARM.htm
[2] DE SOUZA, Josias. Comando da PM no Rio é acertado com deputado estadual e crime, diz ministro. UOL Notícias, Blog do Josias. Publicado em 31 out. 2017. Acessado em 04 nov. 2017. Disponível em https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2017/10/31/comando-da-pm-no-rio-e-acertado-com-deputado-estadual-e-crime-diz-ministro/
Anúncios

Os comentários estão encerrados.

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: