Concurso

Devo impetrar mandado de segurança, acionar a justiça? Tenho menos que a altura de limite do Edital. Tenho problema de vista, uso óculos e tenho miopia. E agora?

O Blog Cidadão-SSP continua ajudando os candidatos com suas dúvidas sobre peculiaridades dos concursos da carreira policial. Nesta oportunidade vamos responder questões do pessoal do Concurso da PMAL – 2017, mas que podem ser úteis para qualquer candidato.

 


Conteúdo dessa postagem:

– Método para treinar para o TAF com quem tem experiência no assunto [Patrocinado].

– Contando uma história – minha história do drama de não passar no TAF e ficar na PM pela justiça e alguns conselhos.

– Como emagrecer em poucos dias de forma saudável e com pouco exercício? [Patrocinado].

 – “Capitão, tudo bom? Tenho 1 cm a menos que o limite do Edital, e aí tem jeito?” – dúvida de um amigo, para qual eu respondo que a estatura da pessoa é algo aparentemente invariável na idade adulta, mas isso não é verdade.

– “Tenho miopia de grau alto, como sei se eu tenho impedimento de entrar na PM?”


Desde já agradecer ao contato feito ao Blog Cidadão-SSP,

Via Messenger, na Fan Page:

  • Yure O. de Maceió/AL
  • Fernando N. de Campo Alegre/AL
  • Davi Silva de Camaragibe/PE
  • Van L. de Maceió/AL
  • Allan H. de Maceió/AL
  • Daniel W. de Santa Cruz Do Capibaribe/PE
  • Willian de Palmeira dos Índios/AL
  • Filho de Recife/PE
  • Davyson de Buíque/PE
  • Kelly B. de Petrolina/PE

 

Via Comentários ou na seção Fale Conosco no Blog:

  • Douglas
  • Mateus D.
  • Josué
  • Lázaro S.
  • Cândido
  • Ewerton
  • Carlos

 

Contando uma história

Realmente o fascínio pelo concurso policial e/ou militar atinge muita gente, sobretudo, homens jovens e esse fascínio por algo nobre, diferente, que inspira sentimentos de honra e conquista já começa pelo diferencial do certame de seleção do cargo público. A carreira policial e a militar são aquelas que além da prova intelectual mais fazem uso de fases complementares e de aferição de requisitos como altura, idade, condição médica, psíquica, preparo físico e idoneidade moral.

Lembro-me como hoje a diferença entre assumir cargo federal civil e a bateria de exames, situações de stress e dor de cabeça para a segunda fase de um concurso policial-militar estadual. Inclusive eu mesmo não passei na primeira tentativa do TAF, para o Curso de Formação de Oficiais da PMAL no ano de 2001 e só pude fazer a segunda tentativa depois de impetrar mandado de segurança e explicar ao juiz que baixar as regras de um TAF, 15 dias antes era completamente irregular. Eu sei o que é passar 14 anos no cargo público sub judice, na pendência, e não quero que você passe por isso.

19113653_1081767565290040_6945734725894964794_n

Portanto, eu aconselho se é para passar: passe passando na vera! Se for entrar pela justiça, faça, mas não se confie para o resto da vida. Tenha a coragem, que minha irmã mais nova teve, também para o CFO, entrou pela justiça, ficou na pendência; botou a cara nos livros, foi para o tudo ou nada e no ano seguinte entrou de novo no mesmo concurso (na época, era vestibular da UFAL, o primeiro ou o segundo mais concorrido) – então ela passou só que dessa vez na “vera”, na garra, desistindo da ação judicial.

Deixei o serviço ativo da PM como capitão e agora estou na Segurança Universitária Federal, com certeza que a carreira de oficial da PM traz melhores recompensas materiais; mas eu já estava cheio de a cada recurso da Procuradoria do Estado ter que enfrentar “chá de cadeira” de político e pagar 2, 5 ou 10 mil reais para advogado.

Pense nisso! E veja o custo-benefício das implicações. Pense primeiro que se eu tivesse me preparado para o TAF como quem se prepara para uma disciplina da prova escrita eu não tinha perdido o teste por causa de três barras fixas. Segundo, de lá para cá, a Corporação, a Secretaria de Planejamento e a PGE se organizaram, elas não deixam mais tantos “furos” no Edital como antes, os tribunais já decidiram muitos casos e criaram muita jurisprudência com tendência a ser desfavorável ao candidato.

Mas entenda, sim, existe duas situações que creio que seja recompensador acionar a justiça: patente caso de injustiça e irregularidade, bem como se segurar estrategicamente por um tempo com um salário para depois sair ou ganhar de vez a ação.

Como eu e meus amigos refizemos o TAF em 45 dias e passamos é outra história que conto depois…

Agora quero responder dúvidas. Não falo em nome do governo nem da banca examinadora, só estou ajudando alguns novos amigos que me procuram desnorteados sem saber a quem perguntar e não vejo nada demais em ajudar, desde que eu possa fazer meu “merchandising”…


[Seção Patrocinada]

Método para treinar para o TAF com quem tem experiência no assunto

Precisa passar no Teste Físico do concurso e não sabe como? Tá um tempão parado, acha que não vai consegui? Teve boa nota e agora, você está treinando para fazer barra? E para a corrida? Meu Deus, eo concurso do Bombeiro, tem natação!
Calma … saiba como agir >> clicando aqui <<

photo


 

 

“Capitão, tudo bom? Tenho 1 cm a menos que o limite do Edital, e aí tem jeito?”

Essa foi uma dúvida de uma amigo, para qual eu respondo que a estatura da pessoa é algo aparentemente invariável na idade adulta, mas isso não é verdade.

 

Pergunta:

Questao de altura eu tenho 1,64 pode ser reprovado??

 

Cidadão-SSP, responde:

Um centímetro apenas menor que o limite que está em Lei, não é!? Mas já é o suficiente para reprovar sim.

 

Tem algumas dicas:

 

Vá para academia, corrija a postura, tem alguns exercícios que ajudam.

Tem a forma certa de dormir que vai fazer você ganhar “uns” meio centímetro até lá. Dizem que não é possível né, mas é. Eu mesmo sempre me mediam 1,78m, depois de dois anos de academia e alongamento estão medindo 1,795m; ou seja, não creio que aumentei, creio que apenas passei a andar ereto, eu acho. Mas veja os vídeos no final.

 

Aconselho já ir sabendo, como seria para impetrar Mandado de Segurança, ler sobre o assunto, perguntar advogados amigos ou parentes quanto eles cobrariam por uma ação assim, para você ter uma ideia se valeria a pena.

 

Boa Sorte! Se eu achar algum vídeo sobre como melhorar a postura te mando viu.

Ei: tem muita gente na PM com 1,63 e 1,64, conheci vários e todos eram muito capazes e guerreiros.

 

Link 1: Programa Bem Estar da Globo – Sessão de alongamento pode ‘aumentar’ altura em até 2 centímetros.

 

 

 

 


Perca peso rápido com qualidade

 


 

“Tenho miopia de grau alto, como sei se eu tenho impedimento de entrar na PM?”

 

Pergunta:

Essa parte dos Exames oftalmológicos quando esta escrito

acuidade visual sem correção;

Acuidade visual com correção;

Eu uso óculos , deverei fazer a acuidade com ou sem correção?? Me ajudem

 

Cidadão-SSP, responde:

Tem um índice máximo permitido de desvio vou pesquisar e lhe digo já, vou copiar do Edital de vocês da PMAL 2017, Cespe:

Oftalmológico

  1. a) acuidade visual sem correção;
  2. b) acuidade visual com correção;

 

Condições em que o candidato será aceito:

 

III – olhos e visão:

  1. a) acuidade visual a seis metros: avaliação de cada olho separadamente;

acuidade visual com a melhor correção óptica: na qual serão aceitas acuidades visuais de até 20/20 (1,0) em um olho e 20/40 (0,5) no outro olho;

 

Ainda existem outras situações sobre condições clínicas da visão:

 

  1. b) motilidade ocular extrínseca: as excursões oculares devem ser completamente normais;
  2. c) discromatopsia moderada e grave (deuteranopia, protanopia, tritanopia e acromatopsia). Serão aceitas

até três interpretações incorretas no teste completo de Ishihara (24 pranchas);

  1. d) glaucoma com alterações papilares e(ou) no campo visual, mesmo sem redução da acuidade visual. Serão aceitos candidatos com pressão intraocular de até 21 mmHg, sem uso de colírios hipotensores;

 

A lista segue é o item 7.15 do edital, olha lá!

 

Pergunta:

A acuidade visual para quem usa óculos pode ser feita somente com óculos??

 

Cidadão-SSP, responde:

Eita, essa pergunta já seria para médico. Kkkk. O que vale é se sem os óculos você consegue ver até tal nível. Posto já que nível é esse…

 

Pergunta:

É pq não diz se será feito com ou sem óculos e acuidade visual nada tem haver com miopia, que é o meu problema, sendo q o aceitável de miopia na pm ba é 4 graus , porém na pm al não tem especificado.

tabela-de-snellen-optotipo-banner-2020-D_NQ_NP_963701-MLB20379565993_082015-F

Cidadão-SSP, responde:

Não se mede pelo “grau” da lente se mede por sua capacidade de ler aquele cartaz de teste: “Tabela de Snellen”.

 

Em 20/20: O primeiro 20 pés significa os tais 6 metros. 6 metros é igual a aproximadamente a 19,685 pés. O segundo 20 é a linha com letras do tamanho 20 daquele cartaz. Existe naquele cartaz a linha: 60, 50, 40, 20, 10 etc…

 

Tente baixar aquele cartaz em tamanho real ponha na tela da TV ou imprima e tente ler, faça o teste com e sem os óculos. Tem que ler a linha do tamanho 40 a uma distância de 6 metros com um olho aberto e o outro fechado. Agora veja se um olho seu só consegue ler a linha de tamanho 40 e não consegue ler uma menor, com o seu outro olho tem que ser capaz de ler a linha do tamanho 20.

Se consegui fazer isso com o óculos pelo menos para seu Edital vai tá tudo bem. Até porque pelo jeito sem o óculos tu já não consegue né.

Com os dois olhos lendo apenas tamanho 40 ou 60, está eliminado.

Mas não é lá com a Junta Medica da Banca examinadora não.

Isso tudo vai ser com o oftalmologista de sua escolha.

 

Pergunta:

Queria ter o contato de um pm de alagoas para tirar minha dúvida sobre o grau de miopia aceitável.

 

Cidadão-SSP, responde:

Não sei se serve mas eu fui capitão da PM, rsrsrs

Olha a Cespe usou o mesmo critério do concurso da  Polícia Federal, vou copiar a dúvida de uma candidata de um concurso antigo da PF.

 

 

============

Olá, pessoal, tenho dúvida com relação ao uso de óculos por candidatos (especificamente Perito, que seria meu caso).

 

A Instrução Normativa coloca os seguintes itens para o Exame Médico:

 

  1. a) acuidade visual a 6 (seis) metros: avaliação de cada olho separadamente;
  2. b) acuidade visual com correção: serão aceitos, 20/20 em ambos os olhos e até

20/20 em um olho e 20/40 no outro;

 

 

Tenho 5 graus de Miopia em cada olho. Sem óculos, não enxergo nada bem… Com óculos, enxergo perfeitamente bem. Acredito que seja o caso de muita gente, que não vive sem óculos, porém vive numa boa de óculos…

 

Vocês sabem dizer, com certeza, se esse é um fator incapacitante?

 

No meu entendimento, o item b) define que o exame será feito com óculos, e nesse caso ninguém teria problema.

 

Entretanto, fico na dúvida com relação ao item a), pois não é mencionada nenhuma circunstância específica.

Também fico na dúvida com relação ao dia-a-dia no Curso de Formação, bem como nas atividades na ANP. É possível fazer todos os exercícios, as preparações, os treinamentos, etc, usando óculos/lentes de contato?

 

(sei que a cirurgia refrativa é uma possibilidade, mas não estou considerando essa alternativa no momento).

 

Grande abraço a todos

 

==========

 

O significado de 20/20 e 20/40

 

A visão pode ser dividida em visão central e periférica. A acuidade visual central é medida mostrando-se objetos de diferentes tamanhos a uma distância padrão do olho. Por exemplo, a familiar “Tabela de Snellen”, é composta de uma série progressiva de fileiras menores de letras aleatórias usadas para medir a visão a distância.

 

Cada fileira é designada por um número, correspondente a distância na qual um olho normal é capaz de ler todas as letras da fileira. Por exemplo, as letras na fileira “40” são suficientemente grandes para que um olho normal veja na distância de 40 pés.

 

Por convenção, a visão pode ser medida ou na distância de 20 pés (6 metros), ou ainda mais perto, a 14 polegadas de distância. Para fins de diagnóstico, a distância da acuidade é o padrão para comparação, sendo sempre testado cada olho separadamente. A acuidade é marcada com dois números (por exemplo, “20/40”). O primeiro número representa a distância de teste em pés entre o quadro e o paciente, e o segundo representa a fileira menor das letras que o olho do paciente pode ler. 20/20 é uma visão normal; 20/60 indica que o olho do paciente pode apenas ler letras suficientemente grandes numa distância de 20 pés, o que um olho normal pode ler numa distância de 60 pés.

 

fonte: http://atlas.ucpel.tche.br/~nicolau/acuidade.htm

 

Ou seja, se com óculos ou lente de contato você tem 20/20 ou 20/40, está ok. Tem pessoas com altíssimo grau de miopia ou hipermetropia  , que mesmo com óculos, conseguem acuidade de apenas 20/60 por exemplo, daí nesse caso não passariam no teste de acuidade visual.

 

Anúncios

2 comentários em “Devo impetrar mandado de segurança, acionar a justiça? Tenho menos que a altura de limite do Edital. Tenho problema de vista, uso óculos e tenho miopia. E agora?”

  1. Gostaria de perguntar ao capitão, se o teste de acuidade visual no exame médico da PM é feito na hora ou se é só pelo teste no oftalmo que fazemos.

    1. É com seu oftalmologista. Desculpa a demora em responder, estava concluindo o Mestrado.

Os comentários estão encerrados.