UFPE e UFRPE lançam volume 01 de série de estudos sobre ataques às escolas e ameaças às universidades brasileiras

Depois do massacre de Suzano, as universidades brasileiras que já viam recebendo ameaças desde o final de 2018, tiveram um aumento súbito neste tipo de incidente. Tal fato chamou a atenção das equipes de Segurança Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Universidade Federal de Pernambuco, ambas de Recife-PE.

Os estudos desenvolvidos pelas unidades de segurança institucionais dessas Universidades deu origem ao série de Relatórios de Inteligência, intitulada de “A ameaça do ato violento letal em massa contra ambientes educacionais brasileiros”.

Chamada

O primeiro volume (“Fatores preditíveis da prevalência de ataques em massa e correlações com o ambiente educacional e a segurança universitária: lições da experiência norteamericana”) é  uma revisão da produção técnica do governo norteameticano e da literatura acadêmica daquele país, com a finalidade de capturar os fatores que possam servir para prevenir a ação violenta em massa, sobretudo, o perfil e traços comuns da biografia dos perpetradores.

A divisão em volumes está configurada pela constatação de que os meios de execução de uma possível agressão real em massa se assemelhem àqueles da experiência norteamericana e, por isso, investiga-se como se deram os ataques em escolas do Brasil também. Mas a motivação, por certo, provocada por uma recente incitação são outros. Pode-se apontar tais motivações como disputas ideológicas, inicialmente discursivas, resultaram em um conjunto de ameaças às universidades em 2018 e 2019 e têm potencial desencadeador de atos violentos em massa.

Referência do Relatório:
De Lima, Wagner S.; Ventura, Antônio A. O. Fatores preditíveis da prevalência de ataques em massa e correlações com o ambiente educacional e a segurança universitária: lições da experiência norteamericana. Relatório de Inteligência para ampla divulgação – RI n.º 01 (Série: A ameaça do ato violento letal em massa contra ambientes educacionais brasileiros). Recife-PE: UFPE; UFRPE, ago. 2019.

Link de acesso ao relatório:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Escreva um blog: WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: