Podcast #01 | A simbologia caveira e suas implicações psicossociais na atividade policial

Dados do Podcast | Duração: 15 min e 23 seg | Publicação: 09 ago. 2019

O debate sobre o uso de imagens que invocam a simbologia da capacidade da força letal foi reaceso na Paraíba, como resposta à proibição feita em ao uso da caveira e outros emblemas correlatos nas viaturas da polícia.

Symbolic Archeology - Multi Leanguage

Neste episódio de podcast, com 15 min, avaliamos as implicações do uso desse tipo de simbologa, mediante um suporte na psicanálise e na arqueologia simbólica junguiana, com uso da linguagem mitológica.

Por fim, explicamos como uma organização pode (e deve) fazer sua gestão de imagem para estimular o comportamento do consumidor ou de seu público interno.

Conclusões

É salutar o uso de tal simbologia? É uma ferramenta, a qual o marketing tem usado no século XX com muita propriedade. A heráldica militar já usava esse instrumento de comunicação não-verbal há muito tempo. Cabe-nos agora usar com sabedoria, ao ponto de entender quando seu uso abusivo é nefasto.

Veja também…
Continuamos o debate sobre as implicações psicossociais na estratégia de segurança doméstico do Brasil em uma nova postagem


Agradecimentos

Quero agradecer de forma especial ao coronel Onivan Elias Oliveira, da Polícia Militar da Paraíba a quem fiz esse áudio como réplica. Onivan faz um engajado trabalho de pesquisa pela saúde dos policiais e na defesa das condições de trabalho. Ele é especialista em programação neurolinguística e tem um livro sobre o tema. E apesar de termos opiniões diferentes quanto ao uso da simbologia pelas polícias o debate foi muito enriquecedor.

Portanto, vale ler as opiniões que defendem o uso da simbologia: OLIVEIRA, Onivan Elias. O Símbolo da Caveira e de Animal nas Forças Especiais Militares e Policiais no Brasil e as interpretações: uma (in)justiça para quem interpreta diante de contextos imaginários ideológicos. [On-line] Congresso em Foco, 2013 [Link].


Sobre o autor

Wagner Soares de Lima é Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB), Especialista em Gestão Pública (UFAL), Graduado em Administração (UFAL) e Segurança Pública (APMSAM/PMAL).  Pós-graduando em Psicologia Junguiana Clínica e graduando em Psicologia. Atualmente é Diretor de Projetos de Segurança e Tecnologia da Superintendência de Segurança Institucional da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no cargo de Tecnólogo de Segurança Pública. Capitão da reserva da Polícia Militar de Alagoas. Membro da International Association of Campus Law Enforcement Administrators (IACLEA). Membro convidado do Grupo de Estudos Estratégicos em Segurança Pública da Polícia Militar de Alagoas.


Notas e Referências

[1] DE LIMA, Wagner S. A Natureza da Polícia Militar: História e Ecologia. Dissertação (Mestrado Humana e Gestão Socioambiental). Juracy Marques (Orientador). Juazeiro-BA: Universidade do Estado da Bahia, PPGEcoH, 2017.

[2] Deputado quer a volta do símbolo da Caveira aos policiais do Bope e Gate na Paraíba https://www.paraibaradioblog.com/2019/08/08/deputado-quer-a-volta-do-simbolo-da-caveira-aos-policiais-do-bope-e-gate-na-paraiba/

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.