Segurança Universitária: uma atividade de Segurança Pública, Corporativa ou Institucional?

Num campo de atuação marcado por transversalidade, as classificações ficam mais difíceis de serem feitas. Esse é o caso da Segurança de forma genérica, ela influi em tantas atividades de uma organização ou de uma sociedade que, por vezes, outros setores funcionais acabam contribuindo para a segurança e proteção do sistema tanto quanto ou até mais do que as agências específicas da promoção direta de segurança.

A segurança de Universidades fica imbricada nesse mesmo contexto, ocorrendo uma marcante diferença se estamos falando de uma Instituição de Ensino Superior de caráter público ou privada. Vamos tentar articular alguns conceitos como:

  • Segurança Institutional
  • Segurança Pública
  • Segurança Corporativa
  • Segurança Privada
  • Segurança Universitária

Faremos essa articulação a partir de duas obras de referência, mas não ficando adstritas a elas. Serão nosso ponto de partida:

(1) MANDARINI, Marcos.  Segurança corporativa estratégica: fundamentos. Editora Manole; 1ª Ed.

(2) SHETTINI, Marcelo et al. SEGURANÇA INSTITUCIONAL NO SERVIÇO PÚBLICO ‐ Aspectos Técnicos e Administrativos Aplicáveis À Segurança dos Órgãos Públicos Brasileiros.

A Segurança Institucional é uma atividade desempenhada como suporte ao funcionamento de uma organização que não se constituí uma agência de segurança propriamente dita. Portanto, hospitais, universidades, órgãos públicos, tribunais e similares possuem em si uma Segurança Institucional.

É muito forte nessa atividade a orientação voltada à defesa de bens sociais coletivos que não são de uso pleno de todos em prol da manutenção dos instrumentos de ordenamento social. O mesmo tipo de atividade desempenhada no contexto de empresas costuma se chamar de Segurança Corporativa e sua orientação se volta para o retorno rentável da operação principal da empresa.

Segurança Pública[1] é um campo de atuação de diversas agências estatais no contexto social amplo que cumprem diferentes missões específicas, mas que no todo desempenham a guarda da integridade das pessoas, do patrimônio e da ordem que mantém essas pessoas em convício minimamente harmônico.

Assim sendo, é possível definir que Segurança Universitária, em uma Universidade Pública, é desempenhada assim como ocorre numa atividade estritamente de Segurança Institucional, operando com meios próprios da Segurança Corporativa, inclusive com uma força operacional contratada da Segurança Privada, sob uma orientação que amplia os horizontes em direção à Segurança Pública.

No caso de um estabelecimento de Educação privado, a orientação seria a da Segurança Corporativa com um trabalho de comunicação e interfaces cotidianas entre o setor de segurança e a comunidade de usuários-clientes voltada para manifestações indiretas de marketing de relacionamento.

Propõe-se nessa diferença:

(1) a Segurança Corporativa Universitária e

(2) a Segurança Institucional Universitária.

Veja mais sobre Segurança Universitária
no Dossiê temático


[1] Segurança Pública “é o afastamento, por meio de organizações próprias, de todo o perigo, ou de todo o mal que possa afetar a ordem pública em prejuízo da vida, da liberdade ou dos direitos de propriedade do cidadão, limitando as liberdades individuais, estabelecendo que a liberdade de cada cidadão mesmo em fazer aquilo que que a lei não lhe veda, não pode ir além da liberdade assegurada aos demais, ofendendo-a” (PLÁCIDO E SILVA, Oscar Joseph de. Vocabulário Jurídico, vol. IV. Rio de Janeiro: Forense, 1963, p. 1417). Texto citado por Álvaro Lazzarini em “Temas de direito administrativo”, 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.

Sobre o autor

Wagner Soares de Lima

Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB), Especialista em Gestão Pública (UFAL), Graduado em Administração (UFAL) e Segurança Pública (APMSAM/PMAL).  Pós-graduando em Psicologia Junguiana Clínica e graduando em Psicologia. Membro da Segurança Institucional da UFPE e capitão da reserva da Polícia Militar de Alagoas.

Contatos: wagner.soareslima@ufpe.br
Currículo:http://lattes.cnpq.br/9551866737323674

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.