Boletim 5 – Giro pelo mundo

O quanto a Itália não se afundar na crise não será apenas fruto dos seus esforços próprios, China, Rússia e Cuba já mandaram ajudas, foram equipes chinesas, médicos cubanos e laboratórios militares móveis russos. Representante italiano pede que bases militares americanas sediadas na Itália cedam material e pessoal médico. Máfia italiana se aproveita da situação para inflar preços e entregar produtos que não teriam como chegar ao cliente se não fosse de forma ilegal.

Dessas notícias tiramos alguns ensinamanetos para o Brasil, conseguiremos conter o problemas sozinhos? Precisaremos da China? Os Estados Unidos nos darão algum apoio? Quando a infraestrutura de grandes cidades forem afetadas, teremos uma onda de exploração especulativa do caos?

Da Austrália veio o exemplo de conferência porta a porta do cuprimento das medidas de isolamento. Da Alemanha vem o exmeplo que confirma o que estamos prevendo: a necessidade de protocolos de ação diferenciados para os policiais e EPI distinto. Outra coisa interessante é que a Alemanha está com tempo para isso, mas eles estão avisando via carros de som e entrevistas na imprensa as possíveis medidas a serem tomadas e observando o feedback da sociedade para adesão ou não das medidas mais severas.

Suiça convocou os Exército e as milícias e restringiu reuniões e eventos. O reforço do governo central pretende levar pessoal e equipamento médico e tirar da polícia preocupações com segurança de instalações por exemplo. Da Itália vem outro tema que estamos insistindo: a desinfecção de viaturas: policiais, de resgate e ambulâncias: simplesmente não para. Pelo que vimos as multas na Austrália e na Alemanha são altas.


Itália

Coronavirus, la Cnn: “L’Italia ha chiesto aiuto al Pentagono”. In Usa 32 mila contagiati, Trump: “Sono un po’ arrabbiato con la Cina”

Segundo a CNN, a Itália pediu ajuda ao Pentágono, para que as bases miliatares americanas cedam material e pessoal médico. Isso ocorre depois da Itália já ter recebido ajuda chinesa e ter chegado a primera leva de ajuda russa.

https://www.repubblica.it/esteri/2020/03/23/news/coronavirus_usa_trump-252024837/?ref=RHPPTP-BH-I252024840-C12-P3-S2.4-T1

Fonte: La Republica | 22 mar. 2020


Itália

A máfia do vírus. Das drogas aos cuidados de saúde, a pandemia ajuda a economia criminal

Emergências são uma oportunidade de lucro para muitas empresas, não apenas ilícitas. Mas estes últimos têm uma dupla vantagem: negócios e silêncio.

https://www.repubblica.it/cronaca/2020/03/23/news/la_mafia_del_virus_dalla_droga_alla_sanita_la_pandemia_aiuta_l_economia_criminale-252023708/?ref=RHPPTP-BH-I252026119-C12-P4-S1.8-T1

Fonte: La Republica | 22 mar. 2020


Itália

Coronavirus, arrivati i medici e gli infermieri cubani: la “brigata” va a Crema

Chegaram coronavírus, médicos e enfermeiros cubanos: a “brigada” vai para Crema

O grupo é composto por 52 especialistas (37 médicos cubanos e 15 enfermeiros) que têm experiência de intervenção em outras emergências internacionais de saúde, como a epidemia de Ebola de 2014 na África.

Fonte: La Republica | 22 mar. 2020


Itália

Da Rússia com amor, a ajuda de Putin está chegando

Laboratórios móveis, médicos militares, veículos especiais. Nove jatos estão chegando em Roma e reforços estarão na Lombardia à noite. Di Maio: “10 milhões de máscaras chegando. A Itália não está sozinha”. A mobilização foi muito rápida. Putin ligou para o primeiro-ministro Conte no sábado, o primeiro jato decolou de uma grande base nos arredores de Moscou na tarde de domingo e à noite chegou ao aeroporto militar de Pratica di Mare. Oito mais se seguirão em horas. Todos os materiais chegarão à Lombardia.

https://www.repubblica.it/cronaca/2020/03/22/news/dalla_russia_con_amore_in_arrivo_gli_aiuti_di_putin-252006026/?ref=search

Fonte: La Republica | 22 mar. 2020


Australia

Os policiais estão indo de porta em porta para verificar os australianos em quarentena de coronavírus para garantir que eles não deixaram o isolamento – com aqueles que enfrentam prisão ou multas de até 50.000 dólares americanos

A polícia realizou verificações aleatórias em milhares de casasa de australianos que deveriam se isolar durante o surto de coronavírus para ter certeza se estavam em casa. Somente a polícia do Estado de Queensland realizou verificações in locu de mais de 1.850 indivíduos em quarentena – sem ter que emitir multas.

Um comando de Brisbane foi forçado a tranquilizar os moradores de que os policiais que verificam a conformidade estarão sempre de uniforme, depois que os criminosos realizam verificações falsas de COVID-19 para obter acesso às casas.

Governo estadual de Victoria declarou estado de emergência por um mês, autorizando a polícia a deter cidadãos, restringir movimentos e impedir a entrada em locais públicos.”É uma ofensa ao abrigo da Lei de Saúde Pública e Bem-Estar não cumprir as ordens que foram feitas”, disse Andrews na segunda-feira.

A polícia local visitou milhares de australianos em checagens aleatórias para garantir que aqueles que se isolaram em meio ao surto de coronavírus fiquem em casa. A polícia de Victoria colocou uma máscara neste homem quando ele foi preso na rua Swanson, em Melbourne, na semana passada.

O primeiro-ministro do estado de Victoria Daniel Andrews declarou estado de emergência por um mês, autorizando a polícia a deter cidadãos, restringir movimentos e impedir a entrada nas instalações.

https://www.dailymail.co.uk/news/article-8115329/Police-conduct-random-checks-thousands-Australians-coronavirus-quarantine-amid-fines-threat.html

Fonte: Daily Mail | 17 mar. 2020


Alemanha

Um simples acidente de trânsito vira ocorrência de risco. Policiais da cidade de Müllrose, em Brandemburgo, a 15 km de Frankfurt foram surpreendidos quando a mulher envolvida na ocorrência avisou: “eu testei positivo para coronavírus”. Os policiais se afastaram, e só continuaram o atendimento depois de colocaram o paramento de EPI completo. Depois ela foi conduzida para hospital e as autoridades sanitária avisadas que ela descumpriu a ordem de quarentena e será acionada pela Lei de Proteção contra Infecções.

https://www.berlin.de/tourismus/infos/verkehr/nachrichten/unfall/6117268-4389556-coronavirusinfizierte-hat-unfall-quarant.html

Fonte: Berlin | 22 mar. 2020


Alemanha

Em algumas áreas da Alemanha, as restrições de saída e viagem se aplicam devido à pandemia de coroa. A polícia e os bombeiros informam sobre os regulamentos via alto-falante na região de Munique. Praticamente não ocorreram violações na Baviera.

“Havia alguns grupos de jovens aqui e ali que realizavam pequenas festas em algum lugar em público. Eles foram então enviados para casa pela polícia”, disse o ministro do Interior Joachim Herrmann (CSU) à Rádio da Baviera. “Mas no geral, não vimos nenhum problema em particular ontem à noite”. A polícia verificava ao longo do dia se as pessoas seguiam as medidas”. O chefe da Chancelaria do Estado, Florian Herrmann (CSU), disse na estação de rádio Antenne Bayern que a polícia estaria cada vez mais em movimento. A polícia de choque reforçou o policiamento. Então a população é sinalizada: “Estamos aqui de olho”. O primeiro ministro Markus Söder (CSU) acrescentou na entrevista que muitos já responderam positivamente ao discurso nos últimos dias. O fato de os restaurantes agora terem que permanecer fechados também ajuda. Caso contrário, seriam ofensas e multas administrativas, disse Söder. “Pode ser uma quantia bastante grande”.

https://www.t-online.de/nachrichten/panorama/id_87570804/muenchen-und-mecklenburg-vorpommern-corona-massnahmen-per-lautsprecher.html

https://www.t-online.de/nachrichten/panorama/id_87565556/erste-bilanz-der-polizei-ausgangsbeschraenkung-kaum-verstoesse-in-bayern.html

Fonte: T-Online | 22 mar. 2020


Alemanha

Os jornais estão explicando antecipadamente as regras de um possível toque de recolher e listam aquilo que pode e não pode ser feito e aberto em Berlim.

https://www.berlin.de/special/finanzen-und-recht/recht/6114742-2625165-ausgangssperre-was-wuerde-sie-bedeuten.html

https://www.berlin.de/special/gesundheit-und-beauty/nachrichten/berlin/6117578-5504681-neue-regeln-fuer-coronakrise-was-bleibt-.html

Fonte: Berlin | 23 mar. 2020


Suiça

O Conselho Federal (que tem age como Poder Executivo) determinou várias medidas para conter a crise do coronavírus na Suiça. O Exército foi convocado e as milícias, que se assemelham a Guarda Nacional, foram posta em prontidão. Fronteiras foram fechadas. Medidas atingem transporte público, ajuda financeira e restrição a eventos.

Primeiro, o exército deve apoiar o sistema de saúde com serviços médicos, em especial com atendimento, monitoramento de pacientes, transporte médico ou logística hospitalar (por exemplo, desinfecção de leitos, cozinha, lavanderia, limpeza). Em segundo lugar, o exército deve assumir tarefas logísticas, como transporte e assistência na construção de infraestrutura improvisada, se necessário. Em terceiro lugar, deveria aliviar o corpo policial cantonal na área de segurança, por exemplo, fornecendo mais apoio à proteção das embaixadas ou apoiando o corpo de guarda de fronteira nas fronteiras e aeroportos nacionais.

Cerca de 3.000 membros do exército estão disponíveis para fornecer apoio médico. Estes são fornecidos imediatamente. Quantos membros do exército estão destacados depende da situação e dos pedidos das autoridades responsáveis.

https://www.ejpd.admin.ch/ejpd/de/home/aktuell/news/2020/2020-03-16.html

Fonte: Governo Suiço | 16 mar. 2020


Itália

Jornal italiano parabeniza o intenso trabalho de desinfecção de ambulância realizado no Pronto Socorro da cidade de Parma.

Eles trabalham 24 horas por dia sem parar. São os soldados da Proteção Civil que, no estacionamento do primeiro andar da sala de emergência, realizam as operações de higienização das ambulâncias envolvidas na área com pacientes sintomáticos de coronavírus. O ir e vir dos veículos é contínuo. As ambulâncias são desinfetadas pelos trabalhadores de acordo com as disposições regionais para combater a propagação do Covid-19. O procedimento é usado para garantir e proteger passageiros e funcionários que viajam. O compartimento dos passageiros é fechado e tratado com desinfetantes nebulizados à base de cloro usando dispositivos Micro Defenser. Cerca de 200 veículos são higienizados todos os dias. “Aplicamos as diretrizes que nos são fornecidas pelos órgãos de saúde e institucionais. Em particular, há muito trabalho no uso perfeito dos dispositivos e na higienização dos veículos, a fim de evitar riscos para nossos operadores. Voluntários e funcionários estão trabalhando de maneira exemplar para prestar um serviço adequado a essa grave emergência “, sublinha o presidente Giuseppe Zammarchi no site da Cri Parma

https://parma.repubblica.it/cronaca/2020/03/22/foto/coronavirus_nel_parcheggio_del_ps_di_parma_la_sanificazione_delle_ambulanze-251954288/1/?ref=search#1

Fonte: La Republica | 22 mar. 2020.

Anúncios

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.